Apartamentos com metragem reduzida pedem por soluções inventivas para otimizar os espaços e criar a tão sonhada sensação de amplitude: acabamentos claros, móveis polivalentes e layout integrado costumam fazer parte do pacote. Em imóveis com a área social setorizada, ou seja, com a sala separada da sala de jantar e da cozinha, a derrubada das paredes é sempre muito bem vinda. Mas muitas vezes, durante esse processo, a sala de estar/televisão acaba incorporando parte da metragem que era da sala de jantar, deixado um área ainda menor para a mesa de refeição. Se esse é o seu caso então, confira cinco ideias para salas de jantar pequenas:

 

salap02

#1 BANCADA

Se o espaço não é suficiente para uma mesa de jantar convencional, aposte em uma bancada alta e retangular. Pode ser a própria divisória da cozinha integrada ou um móvel solto escorado na parede e acompanhado de banquetas confortáveis. Para as refeições do dia a dia super funciona!

salap03

salap04

#2 MESA REDONDA

Por não ter arestas, as mesas redondas favorecem a circulação ao seu redor. Até mesmo as mais pequenas conseguem acomodar melhor as pessoas do que as mesas quadradas do mesmo tamanho. Sem contar que elas funcionam muito bem como um lugar para as refeições diárias. Agora, se a ideia é ter um espaço para receber, escolha um modelo um pouco maior, para quatro pessoas, por exemplo, e tenha a mão banquinhos extras.

salap05

salap06

#3 MESA DOBRÁVEL

Está é uma ótima solução para quem mora em estúdios. Instale uma mesa dobrável na parede que, como o próprio nome já sugere, pode ser dobrada e escondida depois de utilizada.

salap07

salap08

 

#4 MESA COM BANCOS

Substitua as cadeiras por bancos que, quando não estão sendo usados, podem ficar escondidos sob a mesa ou assumindo outra função pela casa. Outra ideia bacana é criar um cantinho de refeições com bancos embutidos. Além de potencializar o número de assentos à mesa, eles otimizam o espaço.

salap09

salap10

 

#5 MESA NA COZINHA

Se o living está apertado demais, não tenha medo de transferir a mesa de refeição para cozinha, criando uma mini copa charmosa e funcional. As mesas tipo bistrô são boas pedidas, assim como as quadradas que podem ficar encostadas na parede.

salap11

salap12

salap13

Encontrado em Casa de Valentina