Aprenda como decorar um ambiente com simplicidade sem perder a elegância

Separamos abaixo 10 salas de jantar minimalistas que têm como regras únicas a harmonia e a simplicidade. Você vai ver que, seguindo seu olhar, tudo é possível no quesito decoração. Inspire-se!

Sala de jantar minimalista com madeira 

Top 10 salas de jantar minimalistas (Foto: divulgação)

A madeira é um ótimo material para um ambiente minimalista. Como é um elemento repleto de memórias de aconchego, sua presença transforma aquele espaço que poderia ser facilmente considerado frio em um lugar em que adoraríamos estar neste exato momento. É o caso dessa sala de jantar australiana, obra do escritório Robson Park. Vale lembrar que a mesa redonda também faz toda a diferença para que o ambiente tenha cara de casa de verdade: com elas, todos podem ficar próximos durante um dos momentos mais importantes do dia.

Sala de jantar minimalista e elegante 

Top 10 salas de jantar minimalistas (Foto: divulgação)

Minimalismo com estampas existe? Existe sim — e na verdade, não existem regras exatas a serem seguidas, e sim uma intuição visual que encontra, de alguma forma, um aconchego e abertura muito propícios do estilo minimalista. No caso dessa sala de jantar criada por Carolina Maluhy para um apartamento com inspiração modernista, o dourado e as estampas combinam entre si e tem leveza por causa das linhas finas dos móveis, complementados pela elegância de tudo ao redor.

Sala de jantar minimalista e escandinava 

Top 10 salas de jantar minimalistas (Foto: divulgação)

O ponto de partida da sala de jantar criada pelas suecas Annaleena Karlsson e Minna Engelmark foi a mesa de tons claros. Como o espaço é amplo, ela se encaixa perfeitamente em seu centro, dispensando a necessidade de muitos objetos decorativos para exercer sua presença. O tapete felpudo ajuda a preencher o espaço de forma devida e sem exageros. Para levar ainda mais vida, elas apostaram tanto em uma luminária e em um castiçal de formas esculturais e em uma planta solitária para a composição.

Sala de jantar minimalista e industrial 

Top 10 salas de jantar minimalistas (Foto: divulgação)

Essa sala de jantar criada pela imobiliária sueca Historiskahem nos dá a certeza de que um ambiente que tem como referências tanto o minimalismo quanto o estilo industrial podem sim dar certo. Nela, os móveis escandinavos, com linhas simples, dão abertura para que outros elementos — como o quadro e o aparador — tenham presença mais forte, deixando tudo equilibrado. Que tal?

Sala de jantar minimalista com cor 

Top 10 salas de jantar minimalistas (Foto: divulgação)

Quer adicionar cor em um espaço minimalista sem medo? Faça como Fran Ugarte e Iñaki Cuesta nessa casa na Espanha. Sobre o reino do branco, utilize tons parecidos ou que sigam as mesmas nuances — aqui, a escolha foi tanto o laranja nas almofadas quanto no cobre da luminária pendente. Mas é claro que o estilo moderno não depende só disso: reparou nas cadeiras e na mesa escultural? Enquanto as primeiras são da Verner Panton, a segunda é a Tulip, de Eero Saarinen. Elegância sem fim!

Sala de jantar minimalista P&B

top 10 salas de jantar minimalistas (Foto: divulgação)

Quem disse que o preto não pode ser uma cor importante para um ambiente minimalista? Essa sala de jantar de um apartamento de inspiração art déco, criado pela designer de interiores Katty Schiebeck, mostra como é possível se beneficiar do tom fechado. O segredo é usar elementos contrastantes, mas que não sejam agressivos ao olhar — como essas cadeiras de fibras naturais e o vidro da divisória entre a sala e a cozinha. Além de evitar paredes, que poderiam diminuir a amplitude, seu desenho repleto de linhas leva geometria para o ambiente.

Sala de jantar minimalista com foco no tapete

Top 10 salas de jantar minimalistas (Foto: divulgação)

Quando observamos essa sala de jantar criada com a direção de arte da Loloi Rugs, o olhar viaja diretamente para o tapete azul e bege. Ele brilha com unanimidade no espaço, certo? Isso acontece porque os outros poucos elementos fazem silêncio o suficiente para que ele possa brilhar solo. Vale anotar o truque!

Sala de jantar minimalista com tapete colorido 

Top 10 salas de jantar minimalistas (Foto: Divulgação)

As linhas das cadeiras assinadas por Hans J. Wegner e pela Plastic Chair, do casal Eames, são tão elegantes que permitem até mesmo que um tapete colorido não interfira no minimalismo de um ambiente. Essa sala de jantar de uma casa em Copenhague, assinada pelo arquiteto dinamarquês Knud Andersen, prova que não existem regras de cores ou combinações na hora de desenvolver o décor. O que é preciso é saber equilibrar bem tudo que ali está. Nesse caso, até um conjunto de fotos pode decorar com serenidade a parede. Percebeu que elas são preto e branco? Isso faz toda a diferença!

Sala de jantar minimalista e integrada 

top 10 salas de jantar minimalistas (Foto: divulgação)

Mesmo espaços integrados podem ser minimalistas — e ainda assim fugir de clichês! O piso de cimento queimado desta cozinha e jantar integrados é o que dá união aos dois ambientes. Já que o mix de cozinha com sala pode causar um pouco de confusão decorativa, o estilo foi ideal para eles — assim, tudo segue a mesma paleta de cor branca e preta, tendo como material principal a madeira.

Sala de jantar minimalista com plantas

top 10 salas de jantar minimalistas (Foto: Divulgação)

Precisa de uma mesa com seis lugares, mas ainda assim quer manter um estilo sóbrio? Inspire-se no ambiente criado por Priscilla Müller, que tem como fio condutor o piso chevron, que sobe também pelas paredes. A lateral verde, repleta de samambaias, adiciona frescor sem exageros, já que é composta por uma só espécie.

Fonte: Casa Vogue