Conheça o designer que criou o símbolo de Paris pela paz

 

Pouco tempo depois das notícias de que um terrível ataque terrorista estava em curso em Paris, um simples símbolo se espalhou pelo Instagram e depois por outras redes sociais.

Minimalista, o desenho misturava o símbolo internacional da paz (aquele que ficou famoso na era hippie) com a Torre Eiffel. Em pouco tempo, foram mais de 100 mil compartilhamentos.

Quem criou o símbolo foi o designer Jean Jullien (32), um francês que mora em Londres. Com o desenho, Jean escreveu apenas “Peace for Paris” (Paz por Paris).

Ele postou por volta da meia noite de Paris em seu Instagram e Twitter. Agora, o desenho saiu das redes e tomou as ruas. Já é possível encontrar pessoas com bandeiras e camisetas carregando o símbolo. Já virou “marca” e “logo” do pedido de paz após os ataques.

O designer trabalha fazendo desenhos para marcas como Nike, BMW e The New Yorker. Foi dele também um desenho que ficou famoso após os ataques ao jornal Charlie Hebdo, em janeiro de 2015, onde um lápis se opõe a uma arma.

 

Desenho

paris02

Jean Jullien demorou um minuto para fazer o desenho. Ele usou pincel e tinta. O curioso é que ele não estava nem em Londres quando fez o desenho. Segundo disse à Wired, estava de férias no momento dos ataques e estava fora da Europa. Segundo ele, “muito, muito longe”. Mas preferiu não divulgar o local exato.

“Eu não fiz nem um rascunho. Foi uma reação. A primeira coisa que me veio na cabeça foi uma ideia de paz. Procurei por um símbolo de Paris e claro que pensei na Torre Eiffel. Não teve um grande processo por trás do desenho. Foi mais instintivo”, contou à Wired.

O designer não vê problema que as pessoas estejam usando o símbolo livremente. Para ele, o desenho foi feito justamente para a comunicação e para a solidariedade. “Estou feliz que esteja sendo útil”, disse.

 

Encontrado em exame.abil.com.br