Em um projeto de residência que possui dois pavimentos, a escada pode se tornar a obra de arquitetônica de sua casa, sem contar que ela imprime estilo e elegância em qualquer decoração. Elas também possuem um papel importante para a circulação da casa, por isso não devemos ignorar os detalhes principais que a compõe, como o tipo de madeira, corrimão, como será fixado, guarda-corpo e outros acabamentos.

 

esc47

 

O modelo que tem sido tendência em muitas casas são as escadas suspensas. Geralmente são fixadas na parede para que fique solta, dando um ar leve no ambiente. Já a linha modernista e minimalista vem com estrutura metálica ou com algum detalhe em aço. O bacana é deixar a escada suspensa e trocar o corrimão e guarda-corpo por cabos de aço, pois oferecem um efeito bonito e um charme para o ambiente.

esc25

esc27

Existem muitos tipos de madeiras para a execução da escada. O que tem surgido muito em projetos é o uso da madeira de demolição, além de trazer uma linha sustentável deixa a escada com o destaque que merece só com o uso desse material.

Como funcionalidade e modernidade andam juntos na decoração, selecionei alguns modelos de escadas contemporâneas e elegantes: