conteudo 0

São tantos tamanhos, formatos, cores, estampas e texturas disponíveis no mercado que as dúvidas na hora de escolher o tapete ideal para um cômodo específico de casa são constantes! Esta é uma tarefa que demanda um pouco mais de cuidado e atenção, ou seja… Não adianta cair de amores por um modelo e comprá-lo impulsivamente sem antes pensar se ele vai caber direitinho, se a manutenção vai ser tranquila ou se os tons estão de acordo com o restante do décor, né? Para te ajudar com essas e outras questões sobre tapetes, a arquiteta Flávia Gerab respondeu ótimas perguntinhas que ser suas dúvidas também.

1. Para um quarto pequeno com cama de casal, o tapete deve ficar na lateral da cama ou embaixo dela?

Se o quarto é pequeno meu medo é que as passadeiras ao redor da cama fiquem muito estreitas e esteticamente não fiquem legal. Nesse caso, você pode pensar em um tapete inteiro. Aí, acho que vale um tapete de fio sintético (e de pelo curto) como os de nylon que tem fácil manutenção – você pode passar pano úmido para mantê-lo no dia a dia já que será mais difícil de retirá-lo para lavagem.

Neste primeiro exemplo eu optei pela passadeira, mas ela tem cerca de 70 cm de largura, tamanho mínimo para ficar bacana.

conteudo 1

Esta outra ideia também é bem legal se a sua cama tiver uma base: no projeto deste quarto, eu mandei fazer um recorte no tapete. Assim, ele contorna a cama e é fácil de retirar para limpar/lavar. Essa cama tinha 1,60 m de largura (1,66 m com a estrutura).

conteudo 2

conteudo 3

2. Qual estilo de tapete que está em alta hoje?

Acho que em alta, de forma geral, estão os tapetes étnicos tingidos, que alguns chamam de ‘reload’ e outros de ‘color wash’. São tapetes persas que são estonados e depois tingidos com cores mais suaves ou mais fortes. Neste primeiro projeto eu usei um vermelho (‘color wash’ feito com patchwork):

conteudo 4

Mas para mim, o que eu estou amando são os tapetes com desenhos geométricos e com estampas abstratas (um ton sur ton que acaba criando uma estampa sutil).

Exemplos de geométrico:

conteudo 5

conteudo 6

Exemplo de tramas abstratas:

conteudo 7

3. Os tapetes devem seguir a cor do sofá? Posso colocar um tapete redondo na sala de jantar e um retangular na sala de estar?

Os tapetes não precisam seguir a cor do sofá. Eu acho que temos dois modos de trabalhar com os eles: no primeiro, ele é um coadjuvante que serve para “amarrar” a decoração e complementá-la. Nesse caso, estamos falando de tapetes de cores neutras para ambientes neutros, com todos os elementos seguindo a mesma linha estética. Aí, você pode brincar com as texturas, como as fibras naturais, para dar uma incrementada.

 

conteudo 8

 

O segundo modo – que eu adoro! – de trabalhar é como se o tapete fosse uma obra de arte. Assim, ele não precisa combinar com nada. Esse método é bem mais difícil porque requer uma sensibilidade grande em relação às combinações de cores e materiais. Eu sugeriria testar o tapete no ambiente antes de comprá-lo.

Olha só… Neste ambiente, eu uso um tapete pink (‘reload’ que eu citei no item acima) junto com uma cadeira de veludo azulão, sofá cinza e objetos coloridos. Bem ousado, né? Mas para escolhermos esse tapete, eu e a cliente testamos outros seis! Quando experimentamos este modelo na sala dela, todos os outros neutros foram descartados e ele não saiu mais de lá!

 

conteudo 9

Outros exemplos bacanas:

conteudo 10

conteudo 11
Quanto à segunda parte da sua pergunta, eu só usaria um tapete retangular e outro redondo se os ambientes fossem bem separados (cada um em uma sala diferente). Em geral, acho bem difícil trabalhar tapetes redondos… Por eles serem muito marcantes, usaria em algum lugar de passagem onde conseguíssemos ter uma leitura total dele. Na sala de jantar acho complicado, porque se a mesa for redonda o visual vai ficar esquisito (muito “conjuntinho”) e se a mesa for retangular/quadrada você terá que usar um tapete muito grande para acomodar todas as cadeiras. Minha opinião: utilize apenas um tapete retangular na sala e deixe a sala de jantar sem tapete.

conteudo 12

4. A cor do tapete tem que combinar com a cor da cortina, sofá e almofadas?

Eu respondi um pouquinho desta pergunta acima.  Depende da forma que você encara o seu tapete. Se for de forma neutra, sim, seu tapete deverá puxar um tom do ambiente – eu aconselharia o tom predominante. Mas “combinar” não quer dizer, de forma alguma, ser sem graça! Veja os exemplos abaixo:

 

conteudo 13

conteudo 14

5. Como combinar a cor e estampa do tapete com o sofá e cortina? Quem deve ser o protagonista: o sofá ou o tapete? E a cortina, como fica nessa?

Angela, você pode combinar tudo com tons neutros (sofá, cortina, tapetes) que é o jeito mais simples. Você também pode ter o tapete neutro, assim como o ambiente, e eleger um elemento de destaque, como neste exemplo abaixo em que a cortina é o grande protagonista (poderia ser o tapete, ou uma poltrona também):

conteudo 15

Mas claro, sempre existe a exceção! Mas aí você precisa ser um gênio como o Sig Bergamin! 

conteudo 16

6 – Para quem tem animais em casa, qual o tapete indicado? Como escolher tapetes (estampas e material) para uma composição com um sobre o outro?

Duas boas perguntas! Para animais o melhor tapete que existe é o sintético, de preferência o de vinil para facilitar a lavagem.

 

conteudo 17

conteudo 18
Sobre a composição, eu gosto de usar um tapete mais neutro preenchendo grande parte do ambiente e depois posicionar, de forma estratégica, um bem menor e com bastante destaque sobre o outro, como eu fiz neste projeto:

conteudo 19

Mais um exemplo:

conteudo 20

7. Em salas muito pequenas, qual tamanho de tapete usar para o espaço não parecer menor?

Eu usaria o maior tamanho possível, preenchendo toda a sala, como nesses projetos da Fernanda Marques. Agora, dica de ouro: mais importante que o tamanho é a cor! Quanto mais próxima a cor dele for da cor do piso, maior o ambiente irá parecer! Veja só:

 

conteudo 21

conteudo 22

8. Meu living tem dois ambientes de cores neutras, estar e sala de televisão. Posso usar tapetes de cores diferentes em cada um?

Deve! Aproveite para usar um com estampa também, além de ter outra cor.

 

conteudo 23

Por casadevalentina.com.br